
Fundado em 1983, o La Gioconda é hoje um dos ambientes mais
tradicionais de Brasília.
Aqui as famílias se reúnem para saborear a boa comida e desfrutar do clima agradável do restaurante.
Bem decorada e arejada, a casa também disponibiliza um espaço para a realização de festas e eventos que pode ser aproveitado para qualquer tipo de reunião ou confraternização.
Além das famosas pizzas, o La Gioconda oferece um cardápio variado e especialmente projetado para agradar a todos os paladares.
Se você ainda não conhece, não deixe de visitar. Estamos abertos diariamente, das 11:30h à 0h. Nossos salões é totalmente aconchegante e um exclusivo para EVENTOS climatizado.
Pizzas Fantasticas
Aqui no La Gioconda cada pizza é feita à mão a partir do zero, usando apenas os ingredientes mais frescos, por isso são fantásticas. Nossos ingredientes frescos, muçarela, massa artesanal "receita secreta" e molho de pizza nos faz sentir como a pizzaria mais tradicional de Brasília.
ABAIXO CONTAREMOS A HISTÓRIA DESSA TÃO FAMOSA DELÍCIA MUNDIAL.
Se existe um prato que é quase uma unanimidade nacional na aceitação é a pizza. E sempre que falamos nela, lembramos dos italianos, mas não foram eles que inventaram essa delícia, nem ela surgiu com as características que conhecemos: massa fina, molho de tomate, queijo derretido, recheio e uma pitada de orégano por cima. Diz a história que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como "pão de Abrahão" que os hebreus e egípcios consumiam. Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de "piscea", daí o nome pizza.
Os italianos, milhares de anos depois, incrementaram a pizza com o tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Sua disseminação aconteceu durante a segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio, resolveu adicionar à massa muçarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita.
Na sequência, padeiros mais criativos começaram a inovar e colocaram na pizza outros ingredientes, como o alho, o alicce e peixes da região.
A fama de Nápoles correu o mundo e, assim, surgiu a primeira pizzaria: a Port'Alba. Ela era um grande ponto de encontro de artistas da época. Entre eles, estava Alexandre Dumas, que até mesmo citou em uma de suas obras algumas variações da pizza. Por muito tempo, ela era vendida em padarias e barracas de rua e consumida no café da manhã. De Nápoles para o resto do mundo foi "um pulo", pois os imigrantes a levaram para vários países e a popularizaram.
Ela chegou aos EUA, assim como ao Brasil, por intermédio dos imigrantes italianos. Por muito tempo, só se encontravam pizzarias nos redutos e colônias italianas. Hoje, essa famosa delícia está em qualquer lugar das cidades.
O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho desde 1985.


